Benefícios e importância do feedback no ambiente corporativo

O tal do feedback nunca sai de moda. É uma eterna tendência no mundo corporativo e até mesmo no cotidiano das relações interpessoais. Sabe o motivo? Embarque nessa matéria que a Ecos Jr. preparou para você e descubra!

O feedback consiste na ação de dar uma resposta para determinados comportamentos de uma pessoa ou um grupo de pessoas ou, ainda, para dadas situações ou resultados. Dentro do ambiente empresarial ele se revela uma ferramenta indispensável para aprimorar relações interpessoais e atividades profissionais em geral. 

Ao contrário do que muitos pensam, feedback não é sinônimo de bronca, pois seu fim não é gerar constrangimento em quem o receberá. Na verdade ele visa melhorar algo que não está bom (e que pode afetar a dinâmica de parte ou do todo de um ambiente empresarial)  ou que já está bom mas pode ficar ainda melhor.

Portanto, é necessário que a ação do feedback seja bem planejada e feita de maneira altruísta, possibilitando ao emissor colocar-se no lugar de quem o receberá. Logo, dar um feedback envolve saber escolher as palavras certas; justificar possíveis críticas, sejam negativas ou positivas (mas sempre construtivas); sugerir o que pode ser feito para mudar ou aperfeiçoar o que estará em questão; e até mesmo a escolha de um local adequado em que venha a ser dito, de preferência mais neutro e afastado de locais com grande circulação de pessoas.

O receptor de um feedback, por sua vez, deve estar aberto para adotar novas estratégias, ações ou comportamentos que venham a lhe ser sugeridos. Precisa encará-lo não como uma reprimenda, mas como uma ação necessária e eficaz, que trará bons resultados para ambos os lados envolvidos e, dependendo do que se tratará, podendo vir a gerar benefícios em escalas maiores, seja dentro de setores/núcleos de um corpo empresarial ou dentro de uma empresa em sua totalidade.

É importante lembrar que os feedbacks podem ser dados nas mais variadas instâncias de uma empresa e por todos os seus membros, pois é uma prática que não se restringe apenas às lideranças. Desse modo, não é algo que diz respeito apenas a avaliações de desempenho de "chefes para com empregados". É, antes, um estratégia comunicacional de interesse comum, um ato que visa informar os semelhantes sobre o estágio em que anda determinada atividade, os resultados esperados, o que parece não estar funcionando etc. 

Agora, sabendo o quão importante pode ser um feedback dentro do ambiente empresarial, você não deixará de praticá-lo no dia a dia do seu trabalho não é?! Incentive seus colegas de trabalho a adotarem essa tendência também!


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