O portfólio é uma maneira de atestar habilidades desenvolvidas em sua formação e, para alguns profissionais, é essencial. Você sabe utilizá-lo a seu favor para chamar atenção aos seus trabalhos? Confira algumas dicas que nós, da Ecos Jr., preparamos para você.


O portfólio é uma maneira de atestar habilidades desenvolvidas em sua formação e, para alguns profissionais, é essencial. Você sabe utilizá-lo a seu favor para chamar atenção aos seus trabalhos? Confira algumas dicas que nós, da Ecos Jr., preparamos para você.

Criar um portfólio para apresentar seus trabalhos é um passo primordial para que você demonstre suas habilidades e seu potencial. Através dele, você se destaca em relação a outros concorrentes e, consequentemente, agrega valor ao seu trabalho, além de atestar os conhecimentos descritos em seu currículo.

Agora, como montar um portfólio impactante e objetivo? Veja nossas dicas para aprimorar seu trabalho.

Fazer uma boa apresentação: olhe para si mesmo e reflita para escrever, brevemente, sobre sua formação, seus gostos, qualidades e, além disso, escolher uma boa foto para te representar. Nessa parte, é muito importante também destacar seu contato, como, por exemplo, email e telefone, além de seu currículo.

Conhecer a melhor plataforma para o seu tipo de trabalho: para isto, você precisa refletir sobre o que gostaria de trabalhar, ainda que em uma área específica. Se você gostaria de trabalhar com Telejornalismo, por que fazer um portfólio apenas de textos escritos? 

Além disso, esse autoconhecimento facilita a escolha da plataforma que melhor irá representar seu tipo trabalho. Existem plataformas que priorizam textos, outras para vídeos, banners, etc.

Pensar na aparência: sabemos que o principal ponto de um portfólio é o conteúdo, mas uma aparência que transpareça organização, criatividade e profissionalismo oferece uma credibilidade à sua apresentação e, sem dúvidas, causará uma boa impressão sobre você. Nessa parte, é interessante pensar em um diferencial. Se, por exemplo, você é um jornalista, em vez de colocar suas produções em documentos do Word ou PDF, apresente-as diagramadas.

Priorizar qualidade em vez de quantidade: aqui, não vale a máxima de que “quanto mais, melhor”. Na verdade, é muito mais interessante ser objetivo e apresentar seus melhores trabalhos, ainda que sejam poucos, do que uma quantidade grande e que não preze pela mesma qualidade. Lembre-se: seu portfólio agrega valor ao seu trabalho e você não gostará de ser reconhecido por trabalhos menos elaborados, certo?

Pense se é necessário um portfólio impresso: dependendo da sua área, uma apresentação física do seu trabalho, com um cuidado maior na impressão e uma pasta elegante, pode ser eficaz para uma apresentação em uma entrevista, por exemplo. Se você é um designer, por exemplo, a imagem impressa materializa as cores e texturas das suas ilustrações.

Procure exemplos: se você ainda não sabe como moldar a plataforma que escolheu, procure portfólios como exemplos do que você pode seguir. Claro, essa pesquisa é apenas para uma inspiração, para verificar o que você acredita que funcionará para a sua apresentação.

Nossas sugestões de plataformas

Behance: é uma plataforma online da Adobe. É mais indicada a profissionais de áreas de criação, como design, fotografia, publicidade e arquitetura. A plataforma é uma referência para grandes empresas, como a Apple, e permite que os usuários criem uma rede de relacionamentos profissionais. O acesso é gratuito, mas há assinatura para usuários que queiram criar o próprio site através do serviço.

Wix: é uma plataforma para criação de sites, com muitas opções de templates para diversas áreas, como jornalismo, fotografia, música, moda e artes cênicas. Todos os templates podem ser ajustados à sua preferência. A principal vantagem dessa plataforma é a facilidade para a criação dos sites.  A plataforma oferece assinaturas para quem deseja obter mais benefícios, como, por exemplo, ter um domínio próprio. 

Medium: é uma plataforma de publicação de conteúdo mais voltada para redatores e jornalistas. Não é exatamente voltada a portfólios, mas o usuário pode criar um perfil e publicar seus textos sem se preocupar, em um primeiro momento, com templates, cores e fontes. Algumas das vantagens são a facilidade de utilização e o foco no conteúdo em vez do produtor.

Quer saber mais sobre a nossa empresa ou contratar os nossos serviços? Entre em contato com o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou acesse a nossa página no Facebook em: https://bit.ly/2LRFnlp e conheça melhor o nosso trabalho. Te esperamos!